Carregando... aguarde
Carlos Balliester - Guia das Artes
Carlos Balliester
Informações
Nome:
Carlos Balliester
Nasceu:
Rio de Janeiro, RJ (03/12/1873)
Faleceu:
Rio de Janeiro (26/10/1926)
Biografia

No final do século XIX, muda-se para o Rio de Janeiro e torna-se aluno de Augusto Petit. O relacionamento que mantém com autoridades da Marinha brasileira proporcionou-lhe várias encomendas, e boa parte de suas obras encontra-se no Museu Naval e Oceanográfico, no Rio de Janeiro. Destaca-se como paisagista e, sobretudo, como marinhista.  Participou de exposições coletivas como as mencionadas a seguir: 1896 a 1925 – Esteve presente em varias edições da Exposição Geral de Belas Artes, promovida pela Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, tendo recebido menção honrosa em 1916. Existem quadros seus no Museu Nacional e no Museu Oceanográfico do Rio de Janeiro; e no Museu de Arte de São Paulo, bem como em coleções particulares.

Existem quadros seus no Museu Nacional e no Museu Oceanográfico do Rio de Janeiro; e no Museu de Arte de São Paulo, bem como em coleções particulares.

Cronologia

1893 – Tornou-se escriturário da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Sobre este artista escreveu Gastão Penalva, no Jornal do Brasil (24.07.1940): “ (Era...) Tão popular e acatado, de composição inconfundível, como o próprio artista humilde que assinava essas telas de mérito (...)”

Participou de exposições coletivas como as mencionadas a seguir: 1896 a 1925 – Esteve presente em varias edições da Exposição Geral de Belas Artes, promovida pela Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, tendo recebido menção honrosa em 191

Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas, compre agora
iArremate leilões
11 de Junho às 20:00

Carlos Balliester (3 de dezembro de 1874, Rio de Janeiro/RJ - 26 de outubro de 1926, Rio de Janeiro/RJ)
Se você não assistiu esse vídeo, assista.
Veleiro ao amanhecer
Óleo sobre tela colado sobre eucatex
A.C.I.E. 1918
Medidas: 26 x 34 cm. Emoldurado: 46,5 x 54,5 cm.


"Carlos Balliester: O Mestre das Marinhas que Eternizou a História da Marinha Brasileira"

Carlos Balliester, pintor especialista em paisagens marinhas, deixou um legado inestimável para a arte brasileira. Funcionário público durante o dia, Balliester se dedicou à pintura, participando de exposições importantes na Escola Nacional de Belas Artes e recebendo honrarias por suas obras. Suas marinhas, retratando navios de guerra e cenas do Rio de Janeiro, foram amplamente adquiridas pelo governo e são hoje referências históricas. Balliester imortalizou momentos importantes da Marinha brasileira, como a Batalha da Baía de Guanabara e a participação do Brasil no centenário da independência do Chile. Suas obras estão presentes em acervos de museus renomados, como o Museu Naval do Rio de Janeiro e o MASP, e continuam a ser celebradas em exposições póstumas.
Obras deste artista